Procuração Eletrônica/Digital

Procuração é um documento público ou particular,  que concede  poderes a outra pessoa, que permite o outorgante autorizar poderes para outra pessoa representá-lo, como por exemplo, desde atos simples que pode ser por documento particular , como atos que a lei exige publicidade do documento , entre eles :   comprar ou vender bens, movimentar contas bancárias, realizar casamento ou divórcio, representá-lo(a) junto à órgãos públicos inclusive Receita Federal.

O tema de hoje   trata-se da procuração eletrônica, instrumento digital que permite terceiro representá-lo sem a necessidade da presença física, ou autenticação via cartórios, otimizando tempo, evitando deslocamentos, reduzindo custos operacionais, evitando extravios.    A procuração eletrônica é elaborada de forma computacional e validada eletronicamente via certificado digital, que permite que o outorgado pessoa que recebe os poderes agir dentro de limites estabelecidos pelo outorgante no documento. Já pensou quantas vezes você adiou compromissos que por algum motivo não pôde estar presente para assinar documentos?

A procuração eletrônica é realizada através de plataformas, como através das páginas de órgãos públicos ou por certificação digital, plataformas que emitem certificados, onde você pode importar o documento do seu computador, tablet, celular ou de site de compartilhamento de documentos e enviar para todas as partes assinarem digitalmente.  A procuração eletrônica para órgão públicos, como Receita Federal tem procedimento próprio, que pode ser emitida através do site oficial.
-Você deve estar se perguntando, mas esse documento tem validade jurídica? Sim ,tem validade jurídica, dispensando o reconhecimento em cartório, chega de perder tempo em filas.

contato@mariacabral.adv.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.